quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manuela Marcili

A GAROTA DAS ÁGUAS

Nome: Manuela Marcili
Idade: 24 anos

Por que tem uma vida dupla?
É remadora e Técnica em Hidrologia.

Quem pensa que ter duas vidas é fácil, está muito enganado. Manuela Marcili, 24 anos, é técnica em Hidrologia e remadora apaixonada pelo esporte. É a prova de que para conciliar duas carreiras é preciso muita dedicação.

Influenciada pelo irmão Marcelus Marcili, remador com participação em Olimpíadas, como a de Sidney, ela começou a remar aos quinze anos, ainda na época da escola. Mas no início o esporte não lhe encantou. Por achar uma atividade muito solitária, Manuela treinou apenas dois meses e depois afastou-se do remo. Com o passar dos anos, o esporte voltou a fazer parte de sua vida, mas como um exercício físico. Os vários treinos no Grêmio Náutico União fizeram com que se profissionalizasse no remo e a primeira impressão fosse deixada de lado. “Eu tinha um pensamento meio diferente. Agora acho melhor, porque tu não dependes de ninguém. Na adolescência a gente gosta de estar em grupo, mas hoje acho essa independência melhor. Eu posso fazer meu horário, não dependo de uma equipe inteira”, explica ela.
Formada em Técnica em Hidrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de remadora, ela trabalha há dois meses na CORSAN com carga horária de oito horas diárias. Exercendo o seu ensino técnico no setor de esgotos, Manuela analisa projetos para todo o estado. Além disso, ela ainda cursa Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Metodista IPA. Para conciliar as duas vidas, Manuela adapta os horários do treino aos do trabalho e à noite cursa a faculdade. Por ter várias atividades, é destaque entre os colegas de trabalho. Rodrigo José Gomes, 32 anos, também Técnico em Hidrologia, trabalha com Manuela. Ele diz que admira muito a colega por conseguir se adaptar, além do remo e do trabalho, também os estudos. “É admirável ver que ela não desistiu de uma carreira só por ter entrado em uma área totalmente diferente”, elogia Rodrigo.
Para conseguir treinar, Manuela precisa pegar a barca às quinze para as sete da manhã no cais do Porto perto do Mercado Público (ver o mapa abaixo). O treino dura cerca de duas horas sendo que ela precisa estar no serviço às nove da manhã. Ela sai da Ilha do Pavão às quinze para as nove, pega a barca cuja travessia dura quinze minutos, vai de moto até o prédio do Banrisul, onde fica a Corsan, e bate o ponto às nove e três. O tempo é curto, mas ela consegue manter este horário de treino sem atrapalhar o trabalho. O treinador do Grêmio Náutico União, Marcello Varriale, 27 anos, diz que é normal os remadores terem outra atividade, pois quando a carreira no remo termina, é preciso ter outro ramo para seguir. Além disso, ele ressalta que uma atividade paralela ajuda, pois quando os atletas ficam focados apenas no treino, exigem demais do próprio físico, o que prejudica o desempenho final. “Quando acaba a carreira de remador, eles têm que ter outra coisa. Então tem uns que não estão inseridos no mercado de trabalho em turno integral, mas sempre buscam outra opção, até para gerar uma renda”, explica Marcello.


Visualizar Manuela Marcili Silva em um mapa maior

Confira as fotos do treino:



A carreira de remo exige bastante do atleta. Aos quinze anos, um remador de grande potencial pode vir a fazer cinco sessões de treino por semana. Com o passar do tempo, isso só aumenta. Aos dezoito anos, o treino deve ser de duas sessões ao dia, o que exige muita dedicação. No caso de Manuela, os treinos começaram tardiamente, como explica seu treinador: “Ela começou a remar tarde, foi no ano passado que ela começou a fazer um treino mais regrado. Como ela não passou por todas as fases, ainda tem muita coisa para acumular de aprendizado”.
Ao ser questionada se acha que tem duas vidas, Manuela responde que sim, pois além de ser uma atleta, o trabalho que executa é de área muito diversa do esporte. “É bem diferente. Na verdade, acho que ela é dividida não só porque sou atleta, mas porque faço Educação Física”, explica Manuela. Apaixonada pelo esporte, diz que só não escolhe o remo como uma profissão porque não proporciona estabilidade financeira: “Se o remo me trouxesse segurança, se pudesse comprar a minha casa, eu ficaria só com o remo, mas não dá, então busco uma atividade paralela”.
Veja abaixo o depoimento de Manuela:

4 comentários:

  1. Mais um lindo perfil na nova casa.
    O título faz justiça à moça. Que disposição! Quando eu ia trabalhar e passava pela beirada do mar aqui em Floripa, via aqueles remadores na maior força com qualquer tempo,ficava encantada. Mas não é só charme. É muita dureza também. Manuela que o diga. Parabéns a ela pela persistência, muito sucesso e que as horas de sono possam ser mais longas.

    Tenho a impresão que esse jeito de vocês mostrarem as pessoas e profissões vai servir de orientação para muita gente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Segue o "s" que faltou. ;(

    ResponderExcluir
  3. Parabéns és uma vencedora, uma guerreira,com certeza o teu futuro será um sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Aposto em ti e admiro tua disposição. Tua estrela com certeza vai brilhar.

    ResponderExcluir